A Casa dos Segredos Socialista: Ana Gomes e Isabel Moreira em guerra!

A Casa dos Segredos Socialista: Ana Gomes e Isabel Moreira em guerra!

1 – O nosso caríssimo leitor já percebeu: estamos absolutamente rendidos às duas camaradas socialistas. Às duas damas de António Costa, a essas duas representantes do socialismo da modernidade, do progressismo, da igualdade, dos bons costumes! A essas duas damas do nosso camarada Costa, que nos brindam diariamente com discussões absolutamente relevantes, absolutamente estimulantes do ponto de vista intelectual, absolutamente…ridículas. E este adjectivo é muito simpático. De um lado, temos Isabel Moreira, deputada das causas fracturantes, da agenda de defesa dos direitos dos gays, fanática adepta de António Costa, que não deixa a direita falar, que grita contra a direita, esses “canalhas”; do outro, Ana Gomes, maoísta perdida no tempo, militante não declarada do MRPP, socialista dos velhos tempos, obsessiva, sempre à caça de causas e inimigos que lhe dêem atenção mediática, que ora bate nos Estados Unidos, ora bate em Paulo Portas, passando, ao de leve, por Passos Coelho… Sempre com a mesma virulência, com a mesma contundência de uma boa militante maoísta, uma esquerdista cuja pátria é a esquerda radical. Pela esquerda lutar! Hasta la vitoria, siempre!

2 – Se ver Isabel Moreira e Ana Gomes no mesmo lado da barricada é já caricato – e tem a sua piada pelo absurdo dos argumentos que conseguem trazer à discussão – ver as duas a discutir, e a atacarem-se ferozmente entre si, é verdadeiramente delicioso. Um autêntico deleite. Basicamente, a discussão prende-se com a oposição de Isabel Moreira à utilização por Ana Gomes de escutas telefónicas, constantes do processo dos submarinos entretanto arquivado, entre Paulo Portas e Abel Pinheiro. Isabel Moreira acusa Ana Gomes de estratégias verdadeiramente lamentáveis, de recorrer ao “lixo” das escutas telefónicas contra Paulo Portas. Ana Gomes, no seu estilo habitual sempre com muita “classe” (pois, pois), replicou acusando Isabel Moreira de, no fundo, estar conluiada com a CIA americana na tortura aos prisioneiros de Guantánamo. Claro que sim: Ana Gomes só faz duas coisas na vida. Ou está a bater em Paulo Portas; ou está a bater nos EUA e na CIA. No meio, manda uns bitaites sobre a Europa sem relevância, meras banalidades. E é eurodeputada há anos – assim se vê, o estado da política em Portugal e, sobretudo, das figuras máximas do Partido Socialista.

3 – Há, no entanto, uma pergunta que tem de ser formulada: por que razão Isabel Moreira se indigna muito com a utilização de escutas telefónicas contra Paulo Portas? Por uma razão muito simples: porque José Sócrates também é afectado pela divulgação de escutas telefónicas. Isabel Moreira ao defender Paulo Portas – quer é defender José Sócrates contra Ana Gomes, que, recorde-se, foi uma das socialistas que não defendeu o ex-Primeiro-Ministro. Pelo contrário, Ana Gomes deu a entender que José Sócrates é culpado dos crimes de corrupção e de branqueamento de capitais, de que está indiciado. Isabel Moreira tem uma paixão louca por José Sócrates. E todos os que vierem a colocar em causa a inocência de Sócrates merecerão a ira de Isabel Moreira. Sobretudo, militantes e responsáveis do Partido Socialista. Ana Gomes é uma promotora da utilização de escutas telefónicas, mesmo que lícitas, para atacar politicamente alguém. Ana Gomes não defende e até embaraça José Sócrates. Logo, a argumentação de Ana Gomes e os seus expedientes nada mais são do que “lixo”. E António Costa, como encara esta polémica? Com a sua bonomia habitual. A assobiar para o lado, caladinho, como se o assunto nada tivesse que ver com ele. Neste momento, resulta evidente que António Costa está com Ana Gomes. Razão: ambos percebem que convém que José Sócrates não perturbe o silêncio celestial. É a principal arma de Costa para chegar ao poder. Sempre que António Costa fala, as coisas correm mal. A não perder os próximos episódios deste novo reality show: a Casa dos Segredos socialista.

joaolemosesteves@gmail.com