A vida tem coincidências extraordinárias. Há convergências objetivas (temporais, causais e…causídicas) cuja tamanha aleatoriedade tão ostensiva só pode significar….a sua não aleatoriedade.
A estratégia de Espanha é claríssima: nos mentideros da política diplomática espanhola, esta é crismada como a estratégia do “triângulo Espanha/África”. Angola desempenha, destarte, uma posição essencial para a concretização deste projeto como um dos vértices africanos da política externa espanhola: os outros dois vértices são Marrocos e Senegal.
As relações entre Angola e Israel nunca foram tão boas.
É talvez a notícia mais relevante publicada em Portugal nos últimos tempos – o SIS reconhece, finalmente, que o Partido Comunista Chinês é uma ameaça à segurança nacional e às instituições democráticas portuguesas. É uma mudança que registamos e que muito nos apraz: o SIS confirma agora o que nós temos vindo a escrever há…
Há razões de monta para que Portugal se prepare para uma crise sem precedentes do ponto de vista reputacional: isto porque já se percebeu, igualmente, que Isabel dos Santos tem uma estratégia bem definida, racional, pensada com tempo, que ultrapassa largamente as fronteiras de Portugal, que o mesmo é dizer, a empresária angolana irá replicar…
Enquanto Israel mostra, uma vez mais, a força da sua democracia, a tolerância da sua sociedade e a inclusão de todos os grupos que compõem este Estado que é um exemplo e inspiração para todo o mundo (basta atentar na votação obtida pelos partidos árabes) – eis que o regime bárbaro e medieval iraniano dos…
O Presidente de Angola João Lourenço visitou, no fim de semana transato, os Emirados Árabes Unidos, mais precisamente o Dubai. A imprensa internacional tem interrogado o (real) motivo subjacente à viagem do líder político máximo deste país tão relevante noo contexto geopolítico africano.
Todos os Estados têm o direito de definir a sua capital – no caso do Estado do Povo Judeu, a escolha de Yerushalayim é um caso de exercício de competência própria decisória e de ser fiel à história. Quando o senso comum se junta ao comum discernimento – nascem políticas de bom senso.
As teorias da conspiração e da negação são veneno puro para o regime democrático.
O Presidente Trump já deu instruções para um ainda maior reforço na Base da Rota, nos próximos dias – o que significa que o Presidente Biden não poderá, sob pena de grave traição aos interesses vitais dos EUA, fazer prevalecer eventuais cumplicidades políticas de alguns dos seus apoiantes (e membros de “Cabinet”) com políticos espanhóis…