Um cachecol de quase 500 dólares? Varoufakis diz que foi um presente da mulher

Tudo o que Yanis Varoufakis veste está destinado a ser comentado. Se nas primeiras imagens era o estilo descontraído do ministro das Finanças gregas que chamava a atenção, agora é uma peça de luxo que está a dar que falar. Varoufakis apareceu numa reunião em Bruxelas com um cachecol da Burberrys que custa quase 500…

Um cachecol de quase 500 dólares? Varoufakis diz que foi um presente da mulher

O ministro de Tsipras não deixou, no entanto, sem resposta os mais críticos. E, para o fazer, usou o meio que mais tem utilizado para comunicar com o mundo: o Twitter.

“Já que pergunta, trata-se de um presente com 12 anos dado pela minha mulher. Satisfeito?”, responde o ministro do Syriza num tweet em inglês, que o confrontava com o preço do cachecol com que apareceu nas fotografias em Bruxelas ao lado da directora do FMI, Christine Lagarde.

“Yanis Varoufakis tem de explicar, especialmente ao povo grego, o cachecol de 500 euros”, li-a se no tweet a que o ministro grego deu resposta e que acabava com um provocatório: “a austeridade é má para os pobre, não para Varoufakis”.

Foram já vários os artigos que se debruçaram sobre o modo de vestir do responsável pelas Finanças gregas. Mas até agora todas as análises tinham-se concentrado, precisamente, no lado mais despretensioso de Varoufakis, que tem aparecido de camisa fora das calças e sem gravata.

Varoufakis não é, porém, o único membro do Executivo do Syriza a dar que falar pela indumentária. O primeiro-ministro Tsipras deu nas vistas por não usar gravata e acabou mesmo por receber uma de presente das mãos do chefe do Governo italiano, o socialista Mateo Renzi.

margarida.davim@sol.pt