Morte de militante marca trabalhos do IV Congresso da FNLA

O IV Congresso Ordinário da FNLA, que termina segunda-feira, em Viana, arredores de Luanda, ficou, para já, marcado pela morte de um militante em resultado de confrontos entre apoiantes das duas alas que têm disputado a liderança do partido ao longo dos últimos 15 anos.

De acordo com fonte policial, em declarações ao Sol, tudo aconteceu no exterior do local onde o partido está a realizar o congresso (conhecido por Quintalão, município de Viana), quando militantes das duas principais alas do partido – uma apoiante do líder e candidato a novo mandato, Lucas Ngonda, a outra próxima de Ngola Kabangu – se envolveram em confrontos.

A vítima mortal, segundo a mesma fonte, é António Manuel, de 74 anos, apoiante de Ngola Kabangu, que acabou por morrer depois de ter sido atingido por um pau arremessado por um indivíduo que estava junto a militantes afectos à ala do actual líder, Lucas Ngonda.

A polícia, chamada a intervir para acalmar a refrega, acabou por deter um individuo, de 34 anos, alegado autor do lançamento do objecto que atingiu e aparentemente terá causado a morte ao militante da FNLA.

Os incidentes, dos quais resultaram ainda ferimentos em outros dois militantes, atingidos por pedras, levaram a organização do congresso a prolongar os trabalhos até amanhã, segunda-feira.

Para hoje, domingo, está prevista a eleição da direcção do partido, à qual concorrem, além de Lucas Ngonda, Pedro Gomes, Tozé Fula e David Martins.

O partido foi fundado há pouco mais de meio século pelo histórico dirigente angolano Holden Roberto, já desaparecido, e tem actualmente dois deputados na Assembleia Nacional.