Os Óscares da política portuguesa: conheça aqui os vencedores!

Hollywood prepara-se para receber mais uma cerimónia dos mais relevantes prémios da sétima arte. Enquanto a cidade de Los Angeles se prepara com a sumptuosidade e o brilho que lhe são característicos – por cá, em Lisboa, os políticos portugueses, verdadeiros especialistas em filmes de comédia e tragédia para os cidadãos e para a Pátria,…

 

1.    Melhor banda sonora original: The Oscar goes to…O prémio vai para….António Costa! Mesmo permanecendo calado durante meses, Costa tem dado música aos portugueses como ninguém! O seu silêncio tem um lado doce: enquanto fica calado, Costa poupa os portugueses aos seus disparates! Merecido, portanto, esta distinção! Atenção: António Costa não pode subir ao palco, porque – acabámos de apurar – não quer falar. Agradecer aos portugueses esta distinção, para António Costa já é falar demais. Então, sendo assim, vamos chamar ao palco montado no Palácio de Belém…Porfírio Silva! Um dos doutrinadores da doutrina do silêncio de António Costa e braço direito do socialista!

2.    Melhor argumento: The Oscar goes to…O prémio vai para…José Sócrates e o seu advogado, João Araújo! Independentemente da inocência ou não do ex-Primeiro Ministro, a verdade é que Sócrates já conseguiu a proeza de mudar a  sua história várias vezes, sempre com a mesma convicção e o mesmo descaramento de sempre. José Sócrates é a prova provada de que a imaginação humana não tem limites – e que o poder da sétima arte, o poder dos filmes é ilimitado! E conta com a ajuda do seu advogado João Araújo. Este é um verdadeiro personagem hollywoodesca – tudo nele é digno de um filme ou de uma sitcom norte-americana! Desde o pedir para não ser filmado a entrar num mini porque é sempre uma tarefa delicada, com a sua compleição física, entrar num veículo desse tipo; até dar entrevistas simulando que acredita que José Sócrates foi o melhor Primeiro-Ministro desde o Marquês de Pombal, até dizer, no final da entrevista, ao jornalista que tem muitos amigos…mas nenhum que lhe empreste milhões de euros, rindo-se às gargalhadas com a sua própria piada! Piada essa a gozar com o seu constituinte! Comparado com esta cena, o filme “Kramer contra Kramer” é para meninos! José Sócrates e João Araújo provam que a política portuguesa está muito à frente do melhor que se faz em Hollywood! 

3.    Melhor Actriz: The Oscar goes to…O prémio vai para…Ana Gomes e Isabel Moreira! Numa altura em que o género comédia está e crise e sofre da síndrome de má reputação na Academia de Hollywood, queremos prestigiar aqui aquelas políticas que fazem rir os portugueses, contribuindo para a boa disposição dos cidadãos. Ora, haverá melhor filme de comédia do que a “Casa dos Segredos socialista” protagonizado por aquelas duas senhoras? Ana Gomes, sempre que dá uma entrevista, faz-nos sempre rir com as suas teorias da conspiração e pelo facto de ser uma maoísta perdida no tempo! Isabel Moreira – todas as segundas-feiras – faz-nos sentir que a vida não é para ser levada a séria: pelo menos, Isabel leva a política com uma grande ligeireza e sempre com uma veia humorística acentuada! E até os seus gritos para com Sofia Rocha têm o seu lado divertido! Um prémio justíssimo! Mas…atenção…chegam informações de que Ana Gomes não pode receber o prémio: acha que a estatueta representa uma violação dos direitos do Homem, porque é demasiado dourada. Mais: a estatueta faz-lhe lembrar um avião da CIA que Ana Gomes viu passar nos céus de Santarém – já vai iniciar uma comissão de inquérito para apurar se a estatueta não foi deixada em Portugal por um voo da CIA, não autorizado, ao abrigo de leis do Presidente Bush! Esperem…não: afinal, Ana Gomes não quer receber a estatueta porque foi comprada à mesma empresa a quem Portugal comprou um submarino – e a própria eurodeputada está a acusar a Academia de ter recebido uma comissão para lhe atribuir este prémio…Nova informação: Ana Gomes afinal, sente-se honrada por receber este prémio!

4.    Melhor Actor: The Oscar goes to…O prémio vai para…António Costa! É a sua segunda distinção da noite! Costa conseguiu enganar durante anos uma grande parte dos portugueses de que era um político responsável, cheio de virtudes e nenhum defeito! Conseguiu enganar os socialistas de que teria ideias próprias e seria diferente de António José Seguro! Conseguiu enganar os socialistas, dando a entender que chegaria à maioria absoluta em dois meses! Afinal, o PS está pior do que estava com António José Seguro! É obra! António é um verdadeiro mestre do disfarce, honrando a velha tradição dos mestres de Hollywood! Merece mais esta distinção! Parabéns, António Costa! Como António Costa não quer falar – tem de continuar o seu silêncio – vem receber o prémio…Sérgio Sousa Pinto! O rapaz que na sua juventude era o discípulo de Mário Soares, depois passou para fã de José Sócrates e hoje…colaborador muito próximo de Costa!

5.    Melhor Realizador: The Oscar goes to…O prémio vai para…Passos Coelho e Paulo Portas! Embora não tenham sido brilhantes, falhando em muitos aspectos (que esperamos que rectifiquem no segundo mandato, a iniciar no fim deste ano), a verdade é que conseguiram evitar que Portugal descesse aos infernos da bancarrota e recuperasse (algum) prestígio internacional. Já conquistaram, por conseguinte, o seu lugar na história de Portugal. Merecem a nossa confiança. 

6.    Melhor Filme: The Oscar goes to…O prémio vai para…a histeria e hipocrisia em torno das críticas ao Tribunal Constitucional! Durante dois meses, parecia que só havia constitucionalistas socialistas, que afirmavam que criticar o Tribunal (que proferiu acórdãos, eles próprios, inconstitucionais) era uma afronta ao Estado de Direito! Ui, ui, ui…criticar os juízes seria um crime de lesa-pátria, só possível porque os apoiantes e políticos da maioria são todos ignorantes! Os socialistas actuaram como verdadeiras falsas “virgens ofendidas”. Depois, com a prisão de Sócrates, foi…o que foi. Os leitores dispensam mais pormenores. 

joaolemosesteves@gmail.com