Há quinze dias, o INE divulgou a estimativa rápida das contas nacionais do último trimestre de 2014, adiantando que o Produto Interno Bruto (PIB) tenha crescido 0,9% no conjunto do ano passado, subido 0,7% no quarto trimestre face ao período homólogo e aumentado 0,5% face ao terceiro trimestre.
Hoje, o INE divulga as Contas Nacionais Trimestrais do quatro trimestre de 2014, devendo confirmar os números avançados a 13 de Fevereiro, indicadores que devem demonstrar que o crescimento do PIB no ano passado ficou 0,1 pontos percentuais abaixo da melhoria de 1% prevista no OE2015.
A meta do Governo é corroborada apenas pela Comissão Europeia, sendo que tanto o Fundo Monetário Internacional (FMI), como a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) antecipam que o PIB português tenha crescido apenas 0,8% no ano passado, 0,2 pontos percentuais abaixo do objectivo do Governo.
Além das organizações internacionais, também instituições portuguesas antecipam um crescimento económico inferior ao estimado pelo executivo liderado por Pedro Passos Coelho, com o Conselho de Finanças Públicas e o Banco de Portugal a antever que a economia tenha melhorado 0,9% no ano passado.
No terceiro trimestre de 2014 a economia portuguesa cresceu 0,3% face ao segundo trimestre e 1,1% em termos homólogos. No conjunto de 2013, o PIB caiu 1,4%.
Lusa/SOL