Estão previstos igualmente períodos de chuva fraca, ou chuviscos, nas regiões norte e centro, em especial no litoral e até ao final da manhã, persistindo e sendo por vezes moderada no Minho e Douro litoral.
Segundo o IPMA, o vento soprará em geral fraco do quadrante oeste e sendo temporariamente moderado (20 a 30 km/h) nas terras altas.
Quanto às temperaturas, as mínimas rondam os 11 graus centígrados em Faro, onde as máximas devem chegar aos 21 graus, enquanto em Lisboa estão 12 de mínima e 17 de máxima. Já no Porto, a diferença entre a temperatura mínima é de apenas um grau, com a máxima a chegar aos 14.
Em Beja e Castelo Branco, estão previstos 20 graus de máxima, amanhecendo as cidades com 11 e 10 graus respectivamente. A cidade da Guarda será a mais fresca, já que o termómetro ronda os sete graus de mínima, devendo chegar aos 13 de máxima.
Sagres, Sines, Leiria e Coimbra vão ter 17 graus de máxima previstos, com as mínimas a rondar os 11 e 12 graus.
Nos Açores, as temperaturas rondam os nove graus de mínima em Santa Cruz das Flores, onde se prevêem 14 de máxima, Horta com 11 de mínima e 16 de máxima.
Angra do Heroísmo deverá chegar aos 16 de máxima (10 de mínima), enquanto em Ponta Delgada são esperados 17 de máxima e 13 de mínima.
Na Madeira, o Funchal amanhece com 13 de mínima, prevendo o IPMA que a máxima chegue aos 19 graus centígrados, enquanto para Porto Santo estão previstos 17 graus de máxima e 12 de mínima.
Fim-de-semana com temperaturas de mais de 20 graus
O tempo para o início da semana prevê-se nublado, com chuva fraca e temperaturas mínimas, a descer, mas para o fim de semana, a tendência é para que as máximas subam e que o céu fique limpo.
De acordo com o meteorologista Bruno Café, do IPMA, contactado pela agência Lusa, as previsões para hoje e para terça-feira são muito semelhantes, com o céu "muito nublado nas regiões a norte e litoral centro", sendo que a sul "melhoram a partir da tarde".
Na segunda e terça-feira podem ser esperados, de acordo com o meteorologista, "períodos de chuva fraca, ou chuviscos, no norte e no centro, em especial no litoral", com persistência no Minho e Douro Litoral, "onde a chuva poderá ser moderada".
Já para quarta e quinta-feira, a nebulosidade tende a diminuir, com a temperatura mínima a descer, mas voltando a subir na próxima sexta-feira, o mesmo acontecendo com as máximas.
Se a tendência se mantiver, o meteorologista Bruno Café avança com a previsão de que o próximo fim de semana será de sol e com temperaturas que podem rondar os 23/24 graus de máxima.
Barras de Esposende e São Martinho do Porto encerradas
As barras marítimas de Esposende e de São Martinho do Porto encontram-se hoje fechadas a toda a navegação, enquanto duas outras estão condicionadas, informa a Marinha Portuguesa no seu site oficial na Internet.
A barra da Póvoa do Varzim encontra-se condicionada a embarcações com calado superior a dois metros, enquanto a de Vila do Conde está vedada a embarcações com comprimento inferior a 12 metros.
Lusa/SOL