Chineses criam vacas resistentes à tuberculose

Pode parecer insólito, mas é mesmo assim. O gado também sofre de tuberculose, de uma estirpe própria, que todos os anos pode levar a perdas. Isto apesar de a doença nas vacas poder ser assintomática e apenas crónica. Mas um grupo de investigadores chineses decidiu, passe a expressão, pegar o boi pelos cornos e está…

O resultado não será uma quimera genética, mas uma ligeira modificação que permitirá ao gado uma imunidade ‘natural’ à doença. A tuberculose bovina é causada pela bactéria Mycobacterium bovis – que pode também afectar seres humanos – e alastra-se rapidamente. Nos casos mais severos, manifesta-se quase da mesma maneira da sua congénere humana – o gado adoece, perdendo peso, tendo problemas respiratórios e febre.

A experiência, publicada na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences, ainda está numa fase muito inicial, mas pode, em caso de sucesso confirmado, evitar que todos os anos se tenha de abater largas porções de gado em diversos países, ou de se ter de recorrer, por vezes de forma abusiva, a antibióticos para o tratamento dos animais afectados.