Responsáveis da Segurança Social detidos

A Polícia Judiciária está a realizar hoje cerca de 50 buscas domiciliárias e não domiciliárias no âmbito de uma operação de combate à corrupção num inquérito do Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa.

Responsáveis da Segurança Social detidos

A PJ e a Procuradoria Geral da República confirmaram à Lusa a realização das buscas, indicando apenas que estas estão a decorrer "no âmbito de um inquérito que corre termos no DIAP de Lisboa por alegada corrupção".

A notícia foi avançada pelo Correio das Manhã, que noticiou terem já sido detidas cinco pessoas, entre as quais dois responsáveis do Centro Distrital de Lisboa da Segurança Social, um advogado e um técnico oficial de contas.

A operação está a ser realizada pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção da Polícia Judiciária, sob a orientação do DIAP de Lisboa.

Na passada semana, em entrevista à Renascença e ao "Público", a procuradora-geral da República tinha falado de "uma rede que utiliza o aparelho de Estado" para corrupção.

Apesar das falhas que têm sido apontadas a Portugal neste combate, Joana Marques Vidal defendeu que o Ministério Público está a fazer a sua parte contra estruturas que se aproveitam do aparelho de Estado e da administração pública para "actos ilícitos, muitos na área da corrupção".

Lusa/SOL