Fruta ou chocolate?

Leituras ao alto, com os judeus como protagonistas. São três propostas muito diversas. Hereges (ed. Porto Editora), romance do cubano Leonardo Padura que parte do vergonhoso episódio do transatlântico Saint Louis, repleto de refugiados judeus, e que após ter acostado em Havana, regressa à Europa, sentenciando os 900 passageiros à morte. Mas este é apenas…

Em Comédia em Modo Menor (ed. Sextante), escrito em 1947 pelo germano-holandês Hans Keilson (descrito pelo Guardian como o maior romancista desconhecido) relata-se a história de um casal holandês que acolhe um judeu em plena ocupação nazi. E por fim, na não-ficção, temos As Primeiras Vítimas de Hitler (ed. Jacarandá). Como o nome indica, esta obra de Timothy W. Ryback conta a história dos primeiros judeus executados pelo regime de Hitler, em Dachau, bem como as diligências fracassadas do procurador Josef Hartinger para que o primado da lei reinasse. 

E por falar em judeus e na lei: teve antestreia na Judaica e está agora nos cinemas Gett – O Processo de Viviane Amsalem. Um filme dos irmãos Ronit e Schlomi Elkabetz, protagonizado por Ronit (a atormentada Viviane), sobre a longa batalha legal que é um pedido de divórcio de uma mulher em Israel. 

Gett: O Processo de Viviane Amsalem from Alambique Filmes on Vimeo.

 

Outra batalha, entre o absolutismo das agências de espionagem e a ética e a lei veio a terreiro com as revelações de Edward Snowden. A história, contada em Citizenfour por Laura Poitras, foi premiada com o Óscar de Melhor Documentário e está agora em exibição.

CITIZENFOUR, um filme de LAURA POITRAS from Leopardo Filmes on Vimeo.

 

Uma nota final, festiva. Na terça-feira a Irlanda (e por extensão o mundo anglófono) comemora o Dia de São Patrício. Em Portugal, o dia não passa despercebido. O Cristo-Rei, a estátua do Duque da Terceira, em Lisboa, e o Palácio dos Condes Castro de Guimarães, em Cascais, vão ter iluminação verde. Para quem comemore o dia, com ou sem cerveja ou whiskey, aqui fica uma proposta para a banda sonora, os Pogues:

cesar.avo@sol.pt