Avatar de César Avó

César Avó


  • ‘O cinema brasileiro é bipolar’

    Estreia esta semana o filme-sensação brasileiro Que Horas Ela Volta?, de Anna Muylaert. Uma obra que teve o condão de irritar colegas de profissão.

    ‘O cinema brasileiro é bipolar’

  • O Homem Invisível e os três mosqueteiros

    O momento era histórico: em Espanha os debates entre candidatos à chefia do Governo são uma raridade. O púlpito vazio, guardado para Mariano Rajoy, foi uma das imagens que ficaram do debate de segunda-feira realizado pelo El País e transmitido em direto pela internet.


  • Ana Santos Pinto: ‘Derrotar o EI não se resolve assim’

    Só com a união de Turquia, Irão e Arábia Saudita se pode vencer o Estado Islâmico e alcançar uma solução política para a Síria e Iraque, defende a professora da Universidade Nova e investigadora do Instituto de Defesa Nacional e do Instituto Português de Relações Internacionais

    Ana Santos Pinto: ‘Derrotar o EI não se resolve assim’

  • Ao sul, tal e qual

    Supergrupo com raízes no sul, Tais Quais revisitam canções populares e apresentam novos temas a partir do imaginário de uma taberna alentejana. Os Fabulosos Tais Quais está à venda desde hoje.

    Ao sul, tal e qual


  • Crise positiva

    A crise política forçada pelo secessionista Artur Mas tem todos os ingredientes para se tornar um maná eleitoral para Mariano Rajoy. A cinco semanas das eleições gerais, o seu Partido Popular mantém-se à frente das sondagens, e o apoio recebido pelos principais partidos no sentido de combater as intenções dos separatistas catalães dá-lhe um papel de…

    Crise positiva

  • Cabecilha do Estado Islâmico morto na Líbia

    Numa operação conduzida na sexta-feira, sem qualquer relação com os atentados de Paris, a Força Aérea norte-americana liquidou o cabecilha do Estado Islâmico na Líbia, o iraquiano Abu Nabil.

    Cabecilha do Estado Islâmico morto na Líbia

  • Et alors, monsieur le Président?

    Em janeiro nem todos fomos Charlie. Uns por não compreenderem ou recusarem compreender o que estava em jogo, outros porque sabiam. Em várias escolas secundárias francesas o minuto de silêncio pelas vítimas do massacre do Charlie Hebdo foi boicotado.

    Et alors, monsieur le Président?

  • Hollande atribui responsabilidade da ‘barbárie absoluta’ ao Estado Islâmico

    No final de uma reunião de emergência do Conselho de Defesa, o Presidente francês responsabilizou o grupo terrorista pelos múltiplos atentados. “É um ato de guerra cometido pelo Estado Islâmico contra os valores que defendemos”.

    Hollande atribui responsabilidade da ‘barbárie absoluta’ ao Estado Islâmico


  • Que têm U2 e o Presidente do Irão em comum?

    Os múltiplos atentados que deixaram Paris em choque e França em estado de emergência levaram ao cancelamento de uma visita à Europa do Presidente do Irão, de todos os eventos desportivos em Paris neste fim de semana, do jogo particular Inglaterra-França, e do concerto dos U2.

    Que têm U2 e o Presidente do Irão em comum?

  • Turquia: Um país em suspenso

    Em Diyarbakir, a chamada capital do Curdistão turco, a popularidade de Recep Tayyip Erdogan e do seu partido islamista conservador AKP já tiveram melhores dias. E a notícia de que dois primos de 12 e 13 anos podem ser condenados a quatro anos de reclusão num reformatório por terem deitado abaixo um cartaz do Presidente…

    Turquia: Um país em suspenso

  • Volta à ONU em oito secretários [fotogaleria]

    Alumiados de azul, quase 200 monumentos, pontes e edifícios icónicos em dezenas de países  assinalaram este sábado o septuagésimo aniversário da fundação da sucessora da Sociedade das Nações. Em Portugal, é o edifício da Câmara Municipal de Lisboa que simboliza a associação ao aniversário. Houve esta sexta-feira uma exposição e um debate, no Centro de…

    Volta à ONU em oito secretários [fotogaleria]

  • Nas trincheiras da BD

    Em 1996, inspirados pelo ensaio O Cânone Ocidental, no qual o crítico norte-americano Harold Bloom fez uma escolha das maiores obras literárias, Ignacio Vidal-Folch e Ramón de España escreveram El Canon de Los Comics, no qual distinguiam já o talento de Jacques Tardi, ao lado de outros mestres da banda desenhada. “Um clássico vivo”, escrevia…

    Nas trincheiras da BD


  • PS alia-se à esquerda nas próximas eleições

    O Partido Socialista Francês poderá concorrer às eleições regionais numa ‘frente republicana’ que engloba as forças mais à esquerda e os ecologistas, em resultado de um referendo que decorreu no fim de semana.


  • Ancara contra apoio aos curdos

    Os embaixadores da Rússia e dos Estados Unidos em Ancara foram chamados ao Ministério dos Negócios Estrangeiros na terça-feira. Na agenda, ponto único: manifestar repúdio contra qualquer apoio aos curdos sírios. “Tal como os países aliados não admitem o suporte militar a grupos afiliados à al-Qaeda, a Turquia não pode admitir apoio armado a grupos…

    Ancara contra apoio aos curdos

  • Turquia desavinda

    O mais mortífero ataque terrorista de sempre na Turquia, ocorrido no sábado, expôs uma sociedade dividida e polarizada – um país numa encruzilhada entre conservadores, nacionalistas e progressistas, entre turcos e curdos, ao fim de 13 anos de Recep Tayyip Erdogan no poder.

    Turquia desavinda

  • Inimigos, inimigos, negócios à parte

    O regime de Bashar al-Assad tem um pacto com o Estado Islâmico para o abastecimento de gás.

    Inimigos, inimigos, negócios à parte


  • Tesouro nacional em prol dos refugiados

    O violoncelo Stradivarius ‘Rei de Portugal’ vai ser a estrela do concerto solidário a decorrer no domingo, no Grande Auditório da Fundação Gulbenkian.Uma peça rara e valiosa – tesouro nacional desde 2006 – que vai sair do Museu da Música para um momento não menos raro.

    Tesouro nacional em prol dos refugiados

  • ‘Santo’ Vladimir joga em vários tabuleiros

    Em dia de aniversário Putin mostra músculo e pontaria. Tem um plano para o Médio Oriente, que não contempla terroristas nem ocidentais.

    ‘Santo’ Vladimir joga em vários tabuleiros

  • Putin faz ouvidos de mercador

    Há uma semana e meia, Vladimir Putin garantira em entrevista às estações de TV norte-americanas PBS e CBS que a Rússia «não fará parte de operações no terreno no território da Síria ou de outros Estados. Pelo menos, não está planeado por ora».

    Putin faz ouvidos de mercador