O cientista do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), onde será hoje apresentada a 'Estratégia do Ministério da Agricultura e do Mar para a Investigação e Inovação Agroalimentar 2014-2020' salientou que os "pequenos frutos estão na moda", sendo a framboesa a 'rainha' deste sucesso.
Portugal, que passou de uma área de pequenos frutos "insignificante" na década de 80, para 1.300 hectares em 2013 tem vindo a duplicar o valor das exportações todos os anos, fazendo da framboesa o segundo fruto mais exportado em valor, a seguir à pera (88 milhões de euros).
O potencial de Portugal para este tipo de produção atraiu, na década de 90, a empresa norte-americana Driscoll's, líder mundial na produção de frutos vermelhos, que estabeleceu uma parceria empresarial com o INIAV neste domínio.
"A Zambujeira (Litoral Alentejano) é a Califórnia da Europa e foi isso que nos atraiu", sublinhou o director da empresa para Portugal, Nuno Madureira Simões.
A Driscoll's conta actualmente com duas quintas em Portugal (Maravilha Farms) e trabalha igualmente com produtores independentes, sendo a organização Lusomorango considerada como "a grande alavanca de desenvolvimento".
A empresa exportou 50 milhões de euros em 2014 e assegura cerca de 3.500 postos de trabalho directos através da sua rede de produtores em Portugal, sendo "um forte empregador" da região alentejana, estimou o mesmo responsável.
Lusa/SOL