No Japão um relatório do jornal Nikkei indica que 2,13 milhões dos mais de três milhões clientes contactados já foram à oficina resolver o problema do airbag. Já nos Estados Unidos, apesar do ‘caso Takata’ envolver 17 milhões de carros de 10 marcas, só dois milhões seguiram as indicações e procuraram o reparador oficial.
Isto apesar dos relatos chocantes de acidentes, alguns ‘aparentemente’ banais, que acabaram por causar a morte de condutores. Como o caso de um homem cujo carro sofreu um pequeno toque de lado ao entrar numa estrada e o airbag explodiu, atirando um pedaço de metal afiado contra o seu pescoço. Morreu esvaído em sangue.
Os airbags com defeito da Takata abrangem dezenas de carros de pelos menos dez fabricantes: Honda, Toyota, General Motors, BMW, Chrysler, Ford, Mazda, Mitsubishi, Nissan e Subaru. Em números mais reduzidos, também Portugal foi afectado por esta onda de recolhas, com alguns milhares carros a terem de ser reparados e outros pelo menos avaliados pelas oficinas e concessionários.