Avião com 150 pessoas despenha-se em França

Um avião Airbus 320 com 150 pessoas a bordo despenhou-se esta manhã por volta das 11h locais na região de Barcelonnette, nos Alpes Franceses. Não há sobreviventes, confirmaram as autoridades. Entre as vítimas estarão 46 espanhóis, 67 alemães e um belga, de acordo com dados provisórios da Germanwings. Haverá ainda vítimas turcas. Seguiam a bordo dois bebés e 16 crianças de uma escola alemã.

Avião com 150 pessoas despenha-se em França

O voo 4U 9525 fazia a ligação entre Barcelona e Düsseldorf, informou a Direcção-Geral de Aviação Civil, e despenhou-se no Maciço de Trois-Évêchés. A tripulação não enviou qualquer sinal de alerta. O aparelho já tinha aterrado em Barcelona às 7h57 (hora local), vindo de Dusseldorf. Às 9h00 voltou a partir para a cidade alemã.O jornal francês Le Monde revela que uma caixa negra do avião já foi encontrada

A Germanwings já fez saber que o avião caiu a pique ao longo de oito minutos até se despenhar. O piloto tinha mais de 10 anos de experiência e 6 mil horas de voo. 

Não há notícia para já de vítimas portuguesas neste acidente. Fonte oficial do Ministério dos Negócios Estrangeiros disse ao SOL que está "a acompanhar os desenvolvimentos" do acidente através da Embaixada de Portugal em Paris e também do Consulado Geral de Portugal em Marselha. "Embaixada e Consulado Geral encontram-se em contacto permanente com as autoridades francesas", adiantou.

A assessora de imprensa da Lufthansa em Portugal explica que "o voo era dentro do espaço Schengen, ou seja, não houve controlo de passaportes". "As listas de passageiros está agora nas mãos das autoridades e os familiares dos passageiros e da tripulação estão a ser informados. Só depois será tornada pública", acrescentou.

O ministro do Interior francês explicou que o aparelho caiu numa zona de neve, inacessível por veículos terrestres, mas que pode ser sobrevoada por helicópteros (como se pode ver na imagem do lado direito captada por uma das equipas de resgate).

“É mais uma tragédia aérea, mais um luto que temos de viver”, disse o presidente francês, François Hollande, em conferência de imprensa. “A solidariedade é a nossa primeira manifestação de apoio”.

A Germanwings é uma companhia aérea low cost alemã que pertence à Eurowings, empresa detida na totalidade pelo Grupo Lufthansa. “Se os nossos receios se confirmarem, é um dia negro para a Lufthansa. Esperamos encontrar sobreviventes”, escreveu o presidente da Lufthansa, Carsten Spohr, no Twitter, dizendo ainda "não saber o que se passou” com o voo.

O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, e a chanceler alemã disseram estar 'em choque' com a notícia deste acidente. Angela Merkel estará amanhã no local do acidente.

O último acidente aéreo em solo francês aconteceu em 2000 quando o avião Concorde se despenhou em Gonesse, depois de partir do aeroporto de Roissy. Morreram 203 pessoas.

As primeiras imagens dos destroços, colocadas online pela televisão francesa Francetv Info:

andreia.coelho@sol.pt

Duas professoras e 16 alunos voltavam a casa após intercâmbio

Germanwings voa para Lisboa e vai reforçar operação para Portugal