O projecto chegou a Portugal em 2013, indo na terceira edição, e replica o que já existe noutros países do mundo. Várias equipas de estudantes – apoiados por professores e por gabinetes de arquitectura – dão vida a esculturas com latas cheias de alimentos.
Depois de uma maratona de construção de cerca de oito horas, que decorre na tarde de hoje, as obras são postas a concurso. Os vencedores são anunciados amanhã, dia em que abre ao público a exposição dos trabalhos que podem ser vistos até 1 de Abril no estádio municipal de Braga.
Finalmente, seguem em direcção ao seu objectivo mais importante: são doados a instituições de solidariedade social e a outros projectos comunitários indicados pelas escolas que participam.
O movimento Canstruction – uma brincadeira com as palavras inglesas 'can' (lata) e 'construction' (construção) – começou nos EUA e neste momento o que está por trás da iniciativa de Braga é o único oficial na Europa.
A marca Bom Petisco é o patrocinador principal deste concurso. Além das latas de atum para as esculturas que estão a ser realizadas pelos alunos no estádio municipal, doou mais 25.100 que são a matéria prima usada pelos artistas convidados Miguel Neiva e LIKEarchitects para realizarem uma escultura gigante à margem da competição.