Segundo fonte do Comando Territorial da GNR da Guarda, os estudantes, com idades entre 16 e 20 anos, foram detidos e identificados durante uma operação realizada na madrugada e na manhã de hoje, junto de cerca de 30 autocarros e de 15 automóveis que transportavam estudantes para aquele evento anual.
Durante a acção a GNR apreendeu mais de 1.200 doses individuais de haxixe e de liamba que estavam na posse dos suspeitos, que são originários de vários pontos do país.
Fonte da GNR adiantou à agência Lusa que os três detidos foram notificados para comparecerem na segunda-feira no Tribunal de Gouveia.
Os estudantes identificados foram notificados para comparecerem na Comissão de Dissuasão da Toxicodependência da sua área de residência.
A GNR lamenta que apesar da informação e das acções de sensibilização realizadas junto dos alunos do secundário, "os jovens continuem a levar substâncias estupefacientes" para aquele evento que decorre até quinta-feira no parque Senhora dos Verdes, no concelho de Gouveia, no distrito da Guarda, com cerca de 1.500 participantes.
A acção policial hoje realizada envolveu 30 militares do Destacamento Territorial da GNR de Gouveia e seis cães detectores de droga.
A GNR anuncia que vai manter a vigilância do local durante a realização do Festival Nacional do Ensino Secundário.
Lusa/SOL