Um erro na comunicação de resultados numa mesa de votos do concelho de Santa Cruz, o segundo maior da Madeira, está na origem da perda da maioria absoluta por parte do PSD.
Informaticamente foram atribuídos 116 votos a mais ao PSD numa mesa de voto da freguesia da Camacha quando tal não correspondia à acta da mesa.
Ou seja, nem sequer foram os votos nulos, protestados, brancos e inutilizados que ditaram a retirada da maioria absoluta ao PSD mas antes um alegado erro informático.
A Assembleia de Apuramento Geral (AAG) detectou a divergência entre o carregamento informático dessa mesa de voto e o teor da acta pelo que retirou 116 votos ao PSD.
Na votação global, a CDU perdeu 22 votos e o PSD conquistou alguns que tinham sido declarados nulos mas, face ao método de Hondt, a CDU acabou por conquistar o último mandato em disputa.
O novo deputado eleito é Ricardo Lume (CDU), membros do comité central do PCP. Ricardo Lume tem 29 anos, é estivador. Em 2012 substituiu Leonel Nunes no Comité Central do PCP.
A oposição, designadamente o segundo partido mais votada, o CDS, já considerou este dia um “dia histórico”.
O PSD tem 24 horas para recorrer para o Tribunal Constitucional.