A entrar na sua terceira edição, este projecto – criado e produzido pela Actu pela mão da fundadora Xana Nunes – visa contribuir para o conhecimento dos bairros históricos da cidade. Por entre segredos escondidos, monumentos que nos passam pela vista todos os dias, mas dos quais nem damos conta, ruas e ruelas, histórias da nossa história que se percorrem em dez dias através de eventos e apresentações, encantos das sete artes de uma Lisboa Moderna e de um "Bairro que deu origem a uma geração que acreditava que tudo era possível". É a Alvalade de Porfírio Pardal Monteiro, de Ana Tostões ou de Maria Keil, mas sobretudo de quem lá vive e que dá vida dia após dia ao património que nos inspira.
Após este périplo mais aprofundado, surpreende perceber que ali pouco foi deixado ao acaso, aliando propositadamente espaços habitacionais aos comerciais, pensado para que nenhuma habitação diste mais de 500 metros do equipamento escolar mais próximo, num dos primeiros espaços para a integração da classe média e exemplo de envolvimento entre espaços já existentes – como o Palácio dos Coruchéus ou o Hospital Júlio de Matos – com os novos equipamentos que vão dando corpo e transformando esta zona numa das mais importantes de Lisboa. Um bairro que foi desenhado para "viver com autonomia dentro da própria cidade."
Uma oportunidade única para quem gosta de apoiar a Cultura e para quem tanto se queixa da falta dela. É nestes momentos que é preciso dizer presente e receber como uma dádiva o que nos dão a oportunidade de conhecer. Misteriosa e provocadora, elegante e encantadora, Alvalade recebe todos os que por ela quiserem passar para beber um pouco dos nossos antepassados mas também do presente que muitas vezes não ousamos desafiar.
A exposição sobre a arquitectura de Porfírio Pardal Monteiro na Biblioteca Nacional, os diários gráficos dos Urban Sketchers sobre o quotidiano do bairro na Reitoria da Universidade de Lisboa ou a ‘Feira da Buzina’ no mercado, são apenas alguns dos ingredientes que poderá juntar ao "Peixe em Lisboa" . A partir de dia 10 a porta fica aberta, agora é só entrar!