"O Governo está a trabalhar numa revisão do actual modelo institucional de supervisão de auditoria, a apresentar em breve", disse a governante, na abertura da conferência comemorativa dos 85 anos da Inspecção-geral de Finanças (IGF), hoje em Lisboa.
A revisão do actual modelo de supervisão de auditoria decorre de exigências decorrentes da transposição da directiva e do regulamento comunitários relativos aos requisitos específicos para a revisão legal das contas das entidades de interesse publico, cujo prazo termina em Julho do próximo ano.
No seu discurso, a ministra destacou ainda um dos grandes desafios actuais do auditor público: "A necessidade de revisitar o processo de avaliação dos riscos na moderna gestão pública, incluindo os riscos reputacionais que assumem decididamente um papel central na cultura de transparência, responsabilidade e accountability [responsabilização] ".
Aos inspectores presentes no encontro, Maria Albuquerque disse que a IGF tem contribuído para disseminar uma cultura de controlo em todos os ministérios, o que considerou "essencial" para a modernização das finanças públicas.
Lusa/SOL