A 3 de Março, o incêndio na Dura Automotive Systems, fornecedor da Autoeuropa situado no Carregado, obrigou a alterações na produção da fábrica do grupo Volkswagen e ameaçou a operação em geral. Os efeitos notam-se agora nos dados da produção de veículos, divulgados pela Associação Automóvel de Portugal. Em Março foram produzidos 8.956 ligeiros de passageiros, menos 28,2% do que os 12.477 no mesmo mês do ano passado. No total do trimestre o fabrico de veículos de passageiros cifrou-se em 29.440 unidades, menos 7,4% do que os 31.797 do período homólogo.
Os comerciais ligeiros também registam uma quebra de 18,4% de Janeiro a Março, mas além de os volumes serem menores (12 mil unidades em três meses), no mês passado a produção da Citroën, da Peugeot e da Mitsubishi até cresceu 2,2%, para 3.669 unidades. Já os veículos pesados, todos da Mitsubishi Fuso, continuam em alta este ano, com um aumento de 88,4% em Março, para 309 unidades, que leva o total de 2015 às 928 unidades, mais 41,7%.
Quanto à Autoeuropa – maior fabricante de veículos em Portugal, apesar de se centrar nos ligeiros de passageiros Volkswagen Sharan, Eos e Scirocco, além do Seat Alhambra – teve efeitos distintos na produção a seguir ao incêndio do fornecedor. A Volkswagen terminou o mês de Março com uma quebra de 21,6%, para 6.846 unidades, que levam a um total de 20.948 veículos no trimestre, menos 3,6%. Já a Seat teve um tombo de 31,9% em Março, para 1.031 unidades, mas no acumulado dos três primeiros meses do ano mantém um crescimento de 14,2% face a 2014, com 5.216 unidades fabricadas.
Relativamente ao destino dos automóveis fabricados em Portugal entre Janeiro e Março, os dados da ACAP mostram que 38.376 unidades, 95,5% do total, seguiram para exportação. A União Europeia absorveu mais de 30 mil veículos, 78,6% das exportações, com destaque para as 10 mil unidades da Alemanha. O segundo maior comprador individual foi a China, com 4.888 unidades e 12,7% do total, seguindo-se o Reino Unido (4.735), Espanha (4.677) e França (4.159).
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