O anúncio, há muito esperado tanto por apoiantes como por detractores, deverá ser feito através de um vídeo a divulgar nas redes sociais, acrescenta a Reuters.
Até ao momento, Hillary é claramente a favorita a alcançar a nomeação de candidata oficial do Partido Democrata às presidenciais de 2016, muito à frente nas sondagens em relação a putativos presidenciáveis como o actual vice de Barack Obama, Joe Biden. Martin O’Malley, Jim Webb e Lincoln Chafee, nomes menores no campo democrata, são pré-candidatos que reúnem pouco apoio.
No campo oposto, Rand Paul e Ted Cruz são para já os candidatos mais fortes à nomeação pelo Partido Republicano.
Mas há mais nomes esperados nas primárias dos dois principais partidos norte-americanos. Jeb Bush (irmão de George W. Bush e peso-pesado republicano), Chris Christie (o popular governador republicano de Nova Jérsia) e Elizabeth Warren (a favorita da ala esquerda dos democratas) são algumas das personalidades que geram maior expectativa.
As eleições presidenciais norte-americanas têm data marcada para 8 de Novembro de 2016.
Hillary Clinton tem 67 anos e é casada com o antigo Presidente norte-americano Bill Clinton. Formada em Direito pela Universidade de Yale, destacou-se inicialmente enquanto activista pelos direitos das crianças. Foi senadora de 2001 a 2009 e chefiou a máquina diplomática dos Estados Unidos de 2009 e 2013, já sob a presidência de Obama.
pedro.guerreiro@sol.pt