"Com a passagem de uma superfície frontal, a temperatura desceu bastante devido à massa de ar, mais fria, que fez com que nas zonas mais elevadas, nomeadamente no Pico, ocorresse precipitação em forma de neve", declarou à agência Lusa a meteorologista Vanda Costa, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A montanha do Pico é o ponto mais alto do país, com 2.351 metros de altitude.
A meteorologista referiu que também em algumas zonas mais próximas do mar no arquipélago se registaram aguaceiros de granizo, como a Lagoa, em São Miguel, e Horta, no Faial, e bastante instabilidade, devido à presença de uma depressão.
Vanda Costa afirmou que na terça-feira a temperatura deverá voltar a subir nos Açores face à aproximação de uma nova superfície frontal que irá gerar também precipitação, mas, após sua passagem, já não se registarão valores tão baixos nem condições para aguaceiros de granizo ou neve.
Apesar de a primavera nos Açores estar a ser fria, a meteorologista do IPMA não considera esta situação anormal, depois de um inverno que se registaram valores de precipitação fora do vulgar.
"A questão maior [no inverno] foi não termos registado muita precipitação, mas isso ficou-se a dever à posição do Anticiclone dos Açores, ligeiramente a norte do arquipélago, servindo de bloqueio à passagem das superfícies frontais, o que fez que não houvesse tanta chuva", explicou Vanda Costa.
Lusa/SOL