Entre os dia 1 de Fevereiro e 28 de Março de 2015, por cada lâmpada LED comprada por um cliente a IKEA Foundation doava um euro ao ACNUR. Só em Portugal, foram angariados 121.644 euros.
“Os fundos angariados vão ajudar a melhorar as vidas de 380.000 refugiados no Bangladesh, Chad, Etiópia e Jordânia promovendo novas oportunidades ao nível da educação, iluminação pública solar, lanternas solares e outras soluções de energia renovável”, pode ler-se no comunicado da fundação.
A instituição dá como exemplo os "11.000 refugiados sírios do campo Azraq, na Jordânia" que puderam passar a deslocar-se "em segurança, após terem sido instalados aproximadamente 500 candeeiros de rua de iluminação solar e LED". Ou as "cerca de 40.000 famílias dos campos de refugiados na região de Dollo Ado, na Etiópia" que "podem agora trabalhar ou estudar após o anoitecer, graças às 40.000 lanternas solares e 240 candeeiros de iluminação".
O número de pessoas deslocadas já chegou aos 50 milhões, sendo que 13 milhões estão sob a alçada do ACNUR.
“Actividades simples – como fazer uma refeição, fazer os trabalhos de casa e conversar em família ou com amigos – vão agora ser uma realidade para algumas das pessoas mais vulneráveis do planeta”, afirmou Per Heggenes, responsável da fundação.