Fogo no Jazz em Agosto

Em rigor, podia chamar-se Jazz em Julho e Agosto, mas não se muda o nome de um festival que vai para a 32.ª edição só por causa de um preciosismo. O Jazz em Agosto arranca este ano nas últimas horas de Julho com um dos seus pratos fortes: Fire! Orchestra, um colectivo de 19 elementos…

O sueco Mats Gustafsson, um dos nomes maiores do free jazz, apresenta-se em dose dupla. Além da Fire! Orchestra (reconversão de um trio em orquestra), o saxofonista toca duas noites depois com os Swedish Azz.

Esta edição, que termina no dia 9, dedica especial espaço à presença de formações alargadas. Além do concerto inaugural, estarão juntos em palco o trompetista Michael Mantler com os solistas da Nouvelle Cuisine Big Band e a Orquestra Jazz de Matosinhos (1 de Agosto), e a Orchestre National de Jazz (dia 9).

Destaque ainda para a actuação conjunta do trompetista Wadada Leo Smith e do saxofonista Henry Threadgill no dia 8. Dois nomes da associação AACM, de Chicago, que promove o ensino e a divulgação da música negra (“great black music” é o seu lema).

A representação portuguesa – além da Orquestra Jazz de Matosinhos – faz-se com o RED trio (Rodrigo Pinheiro, Hernâni Faustino e Gabriel Ferrandini) que terá a participação do saxofonista britânico John Butcher.