Por isso, a organização Strategic and Competitive Intelligence Professionals – SCIP chegou a Portugal com o intuito de mostrar às empresas portuguesas o potencial desta competência.
Na próxima quinta-feira, às 18h30, o presidente da SCIP Portugal, Luís Madureira, vai explicar aos portugueses a importância de integrar a Inteligência Competitiva nas empresas, de forma a ajudá-las a desenvolver estratégias mais acertadas de acordo com os objectivos.
“O mundo evoluiu e com ele a forma de chegar ao topo de uma empresa, não basta ser um bom profissional nas áreas tradicionais, é preciso acompanhar o ritmo e gerir a incerteza do ambiente competitivo”, afirma Luís Madureira, que já ajudou empresas como a Nokia, Procter & Gamble e Heineken a desenvolver esta competência.
A base é da Inteligência Competitiva é muito simples: saber ler o futuro dos mercados. “A evolução das novas tecnologias, do conhecimento e do mundo fazem com que uma grande empresa tenha a necessidade de ter profissionais que estão um passo à frente do acontecimento, isso só é possível reunindo uma equipa de especialistas em Competitive Intelligence”, afirma José Manuel Diogo, vice-presidente da SCIP, escritor e especialista em Media Intelligence.
joana.alves@sol.pt