"A agricultura está a ser uma boa oportunidade para os jovens e para os menos jovens em Portugal, porque tem um dinamismo extraordinário", afirmou, sublinhando que "a execução dos fundos comunitários [no sector] é exemplar e muito acima da média da União Europeia".
Falando aos jornalistas a propósito do III Congresso Nacional do Kiwi que decorre em Felgueiras até sábado e no qual participou, a titular da pasta da Agricultura recordou que "o PDR [Programa de Desenvolvimento Rural] 2020 já está em funcionamento, com muitas candidaturas recebidas".
"A nossa balança comercial melhora de ano para ano. Temos um défice agro-alimentar para colmatar, mas nestes anos diminuiu em mais de 1.300 milhões de euros", comentou.
Segundo Assunção Cristas, aquele resultado deve-se "a um extraordinário dinamismo das exportações e também à substituição de importações".
A ministra recordou que, "só no ano passado, as exportações [do sector agrícola] aumentaram 7,8% em relação ao ano anterior e as importações diminuíram 2,9%".
"No conjunto de todos os produtos agrícolas, nos últimos anos, abrimos 72 mercados. Este trabalho é feito para que os nossos produtores possam aproveitar e acrescentar mais valor e rendimento nas suas explorações", vincou.
A governante recordou também que o próximo quadro comunitário "tem respostas adequadas para o apoio ao investimento, à investigação, à inovação e seguros de colheitas".
Lusa/SOL