Sara Marçal, directora da Mattel, relembra que se assinalam em 2015 os 31 anos da venda da Barbie em Portugal e por isso aparecem agora as grandes primeiras fãs “que tem em média 35 anos e que já brincaram com esta boneca. Para a Mattel esta é uma geração muito importante não só pelas coleccionadores, mas também por estarmos agora pela primeira vez com uma geração de mães que tem esta nostalgia da marca”. Mas a grande mentora desta convenção – a primeira aconteceu em Coimbra e celebrou os 55 anos desde o lançamento da marca – é Margarida Campos, Fundadora do Clube da Barbie.
Margarida lembra-se que tinha 11 anos quando, depois de ter pedido aos pais com “muita insistência, mesmo”, ganhou a sua primeira Barbie. “Foi a Barbie ‘Day to Night’ e recebi-a no Natal”. Coleccionadora há cerca de 15 anos, acompanha tudo o que pode sobre este universo. Falamos das muitas convenções que acontecem um pouco por todo o mundo. “Nos EUA reúnem-se anualmente cerca de 800 coleccionadores numa convenção, e na Europa também se fazem algumas em Milão, Madrid e Paris”. Conhecendo de perto o que se fazia lá fora, decidiu há pouco mais de um ano, trazer o evento para Portugal: “Através do Facebook temos conseguido reunir dezenas de coleccionadores portugueses e organizar também convenções em Lisboa, colocando a nossa capital no roteiro dos coleccionadores!”. E apesar de ter uma vasta colecção destas bonecas, não esconde a sua preferência: “É a Barbie ‘Versace’, que andei anos a perseguir em leilões até a conseguir por um bom preço. Parecia uma miúda, foi uma alegria fantástica quando a recebi em casa”.
Para esta 2.ª Convenção Nacional, a Mattel vai oferecer a cada participante uma Barbie ‘Spotlight on Broadway’, criada em exclusivo para a convenção global, que veste um traje de gala inspirado na avenida de teatros mais célebre de Nova Iorque.