"O adolescente foi detido em Blackburn, no noroeste de Inglaterra, no sábado, por alegadamente instigar e preparar actos de terrorismo, informaram as autoridades britânicas, acrescentando que as informações sobre estas supostas actividades terroristas já foram transmitidas às autoridades australianas.
"Descobrimos uma comunicação entre uma pessoa no noroeste de Inglaterra e um homem na Austrália, sobre o que cremos é uma ameaça terrorista credível", disse a polícia, que não facultou nem a nacionalidade nem os dados do detido.
"Estamos a trabalhar de forma estreita com a polícia na Austrália e em Lancashire e quero tranquilizar o público e dizer que não descobrimos qualquer ataque iminente ao Reino Unido", acrescentou a polícia.
No sábado, as autoridades australianas detiveram cinco pessoas que planeavam um atentado terrorista inspirado no Estado Islâmico durante a cerimónia do Dia de ANZAC, uma festa nacional que os australianos e neozelandeses celebram a 25 de Abril.
Pelo menos três dos cinco detidos ficaram feridos durante a operação antiterrorista levada a cabo em Melbourne, segundo os jornais australianos, citados pela Efe.
Lusa/SOL