BES: Não é possível saber quem foi enganado intencionalmente no papel comercial

O presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), Carlos Tavares, disse hoje que “não é possível” perceber quem foi enganado intencionalmente na compra de papel comercial do Grupo Espírito Santo (GES).

BES: Não é possível saber quem foi enganado intencionalmente no papel comercial

"Não é possível fazer isso", disse Carlos Tavares no parlamento, referindo-se a uma possível análise sobre os clientes que teriam sido lesados intencionalmente ou não na compra dos respectivos produtos.

"Os meios de prova são diferentes. Há emails, telefonemas? Como é que vamos distinguir uns dos outros?", interrogou o responsável, reiterando todavia que "há um fundamento para que a dívida para com estes credores comuns do BES seja assumida pelo Novo Banco como foi assumida inicialmente".

E acrescentou: "Estes clientes eram credores comuns do BES. Deixaram de ser do GES, ESI e Rioforte, e com estes compromissos transformaram-se em credores comuns do BES".

Em comum, todos os lesados têm o facto de terem recebido "informação que não era verdadeira" e lhes ter sido dito, "repetidamente", que o papel comercial "era uma responsabilidade do BES".

Carlos Tavares está a ser ouvido esta tarde pelos deputados Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública (COFAP) numa audição onde está a apresentar o plano de actividades da CMVM e a programação do seu desenvolvimento, mas onde a questão em torno do papel comercial do GES está também a dominar atenções.

Ao mesmo tempo, o responsável está a fazer um balanço dos trabalhos da entidade entre 2005 e 2015.

A audição é uma obrigatoriedade estabelecida pela lei-quadro das entidades reguladoras.

Lusa/SOL