As palavras do deputado do PS foram proferidas durante uma audição do ministro da Defesa em sede de comissão parlamentar.
O parlamentar socialista sugeriu a criação de uma "ponte aérea para o sul de Espanha" e que "se instalasse toda a população" do Kosovo "em hotéis de três estrelas": "Se calhar ficava mais barato".
João Soares elogiou a capacidade de integração dos militares portugueses particularmente nas missões na região dos Balcãs e afirmou que inclusivamente se registaram "vários casamentos" entre portugueses e 'kosovares' e até divórcios.
"É um indicador importante desta nossa capacidade, que é uma mais-valia", afirmou o socialista.
Soares lamentou ainda "a falta de avaliação" de missões como a que existiu no Afeganistão até ao ano passado e defendeu que o parlamento deve fazer um balanço.
"Aumentaram as situações de insegurança, houve um acréscimo significativo do terrorismo no Afeganistão, quem é que já fez o balanço disto?", interrogou.
Na comissão de Defesa, o socialista Miranda Calha lamentou ainda que não se tenham feito audições regimentalmente previstas para abordar mudanças nas missões externas das Forças Armadas, nomeadamente na Roménia ou em África.
O também vice-presidente da Assembleia da República referiu que por exemplo a missão para combater o autoproclamado Estado Islâmico, no Iraque, "requer agendamento específico" para ser discutida pelos deputados com o Governo.
Lusa/SOL