Radiação UV
“A maior culpada pelos danos no nosso cabelo é a luz solar”, explica a cientista Diane Minar, da Nexxus New York Salon Care, à Harper’s Bazzar. A radiação UV cria radicais livres que oxidam os lípidos (as moléculas que previnem a absorção da água) e as proteínas. “Quando estes se ‘estragam’, a integridade do nosso cabelo fica comprometida”, fazendo com que este fique seco e sem flexibilidade. A especialista aconselha a usar chapéu ou a fazer um rabo-de-cavalo e a mantê-lo hidratado com o uso de um condicionador.
Poluição
Existe muita sujidade a circular no ar. Esta acaba por ‘entrar’ e ‘instalar-se’ no nosso cabelo. O uso de produtos (como as máscaras) facilita este depósito de sujidade na nossa cabeça – basta que a textura deste produto seja um pouco mais pegajosa para que este funcione como um ‘íman’. Evite usar este tipo de produtos com uma grande frequência.
Vento
Muitas vezes, este factor ambiental destrói aquele penteado que demorámos horas a fazer. Para que isso não aconteça, o truque é usar produtos menos pesados, que permitem ao seu cabelo mexer-se ‘livremente’ e ser facilmente penteado durante o dia.
Mudanças de clima
Como estamos sempre a entrar e a sair de espaços fechados e, consoante as estações, o tempo está sempre a mudar, é normal que passemos de ambientes mais húmidos para outros mais secos (e vice-versa). Isto afecta a forma como o seu cabelo reage aos produtos que aplica. “Se existir muita água no cabelo, este ficará mais frisado”, explica Kevin Mancuso, director criativo da Nexxus New York Salon Care. “Se o cabelo estiver muito seco, vai acabar por perder a suavidade e a hidratação”. Ao mudarmos de ambientes, o cabelo está sempre a mudar e, consequentemente, a forma como este se apresenta também. O especialista aconselha a não usar produtos muito pesados (como os cremes e as ceras) e a apostar noutros mais leves, de forma a que o cabelo consiga manter algum equilíbrio e seja fácil ‘domá-lo’.