"As Nações Unidas estão a apoiar o governo do Nepal na coordenação das operações internacionais de busca e resgate e está a preparar-se para organizar um grande esforço de assistência", assinalou Ban Ki-Moon, em comunicado.
O diplomata coreano recordou que continuam a chegar informações da devastação causada pelo sismo e que vão aumentando o número de vítimas.
Mais de mil pessoas morreram hoje no Nepal, em consequência de um terramoto de 7,8 graus na escala de Richter.
Os Estados Unidos anunciaram, entretanto, o envio de equipas de busca e salvamento e a entrega de um milhão de dólares para ajudar o país atingido pelo sismo.
A agência americana de ajuda USAID "prepara-se para enviar uma equipa de segurança e de assistência", declarou o secretário de Estado John Kerry, em comunicado.
Segundo um responsável da Casa Branca, o presidente Barack Obama continua a acompanhar a situação no Nepal.
Por seu lado, o papa Francisco expressou a sua "solidariedade com todos os afectados" por este terramoto, tendo enviado um telegrama em seu nome pelo secretário de estado do Vaticano,
O pontífice enviou uma mensagem de ânimo às autoridades civis e às equipas de resgate de vítimas "que continuam os seus esforços de assistência aos que foram afectados pela tragédia".
Lusa/SOL