"Em Katmandu, foram relatadas 71 mortes, até ao momento", disse o porta-voz do Ministério da Administração Interna, Laxmi Prasad Dhakal à agência francesa AFP.
Outras 43 pessoas morreram na região do distrito de Bhaktapur.
O terramoto ocorreu às 06h11 horas GMT (07h11 horas em Lisboa) a 81 quilómetros a noroeste de Katmandu, onde danos materiais foram registados pelos meios de comunicação, segundo a imprensa local.
"As paredes das casas estão a desabar à minha volta, sobre as estradas. Todas as famílias estão fora de suas casas, nos seus quintais. Os tremores estão ainda a acontecer", disse um repórter da agência AFP em Katmandu.
Inicialmente, surgiu a informação de que a magnitude seria de 7.5 na escala de Richter, mas foi posteriormente ajustada para 7.9, com uma profundidade de 15 quilómetros, segundo o Instituto de Geofísica Norte-Americano (USGS, sigla em inglês).
O terramoto aconteceu a 68 quilómetros a leste da cidade turística de Pokhara.
Os meios de comunicação referiram que o sismo durou entre 30 segundos e dois minutos, tendo sido sentido também em várias localidades da Índia, incluindo a cidade de Nova Deli.
"Estamos no processo de procurar mais informações e a trabalhar para alcançar os mais afectados, nos dois lados da fronteira", disse o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi.
O edifício da AFP em Deli foi evacuado duas vezes após o terramoto, disse um dos correspondentes da agência francesa.
Um terramoto de magnitude 6.9 na escala de Richter atingiu o nordeste da Índia em 2011, afectando também o Nepal e matando 110 pessoas.
Nepal: Montanhistas mortos na região do Monte Everest devido ao sismo
Lusa/SOL