Eram 10h30, mas parecia noite na cidade do estado do Luisiana, tal era a chuvada que se abatia, avolumada por ventos a rondar os 100 km/h. Jabari Thomas, repórter da estação de televisão WGNO, seguia de carro e decidiu parar em Elmwood, junto ao edifício de um restaurante de fast-food, para se proteger enquanto esperava que a tempestade passasse.
Com uma câmara apontada ao exterior da sua pick-up, Thomas estava de frente o início da ponte Huey P. Long e filmou o comboio quando 11 contentores e os próprios vagões-plataforma da composição tombaram para baixo devido à força do vento. As imagens mostram também a explosão de transformadores de electricidade na zona do acidente.
Entrevistado horas mais tarde num noticiário do seu canal de TV, Jabari Thomas revelou que tinha passado debaixo desse local apenas alguns segundos antes, quando o comboio da Union Pacific já estava a passar na ponte ferroviária sobre o rio Mississipi, em marcha muito lenta – apenas 6 km/h – devido à tempestade.
Apesar da violência das imagens, e da própria intempérie, ninguém ficou ferido com o descarrilamento, que fez cair contentores ao longo de mais de uma centena de metros. Quanto à carga, a maior parte dos contentores iam vazios e não continham materiais perigosos. No entanto, mais de 250 mil casas, escritórios e estabelecimentos comerciais da cidade ficaram sem energia eléctrica devido à tempestade de segunda-feira.