Comissão BES. Relatório faz duras críticas aos supervisores

O relatório final da comissão de inquérito BES/GES é crítico para com supervisores no que diz respeito à questão do papel comercial, lamentando a falta de “respostas claras” das entidades para com os lesados.

Comissão BES. Relatório faz duras críticas aos supervisores

"É de lamentar o modo como estes clientes do BES [Banco Espírito Santo], detentores de papel comercial, foram sendo confrontados com diferentes tipos de respostas e expectativas, não correspondidas até ao momento, quer junto dos balcões, quer ainda através de informação prestada por correio electrónico ou nos portais tanto do Banco de Portugal como do Novo Banco, com remissão de eventuais responsabilidades ora do Banco de Portugal para a CMVM [Comissão do Mercado de Valores Mobiliários] ora do Novo Banco para o BES, e vice-versa", indica o texto.

 

A situação em torno do papel comercial "assume contornos especialmente preocupantes quando são as entidades supervisoras que não proporcionam respostas claras, consensualizadas e inequívocas junto dos clientes lesados", acrescenta o texto hoje revelado e que será votado pelos deputados no parlamento.

 

A comissão parlamentar de inquérito à gestão do BES e do Grupo Espírito Santo (GES) está reunida desde cerca das 11:15 para discutir e votar o relatório final dos trabalhos, a cargo do deputado do PSD Pedro Saraiva.

 

A comissão foi proposta pelo PCP – e aprovada por unanimidade dos partidos – e teve a primeira audição a 17 de Novembro do ano passado, tendo sido escutadas dezenas de personalidades, entre membros da família Espírito Santo, gestores das empresas do grupo, reguladores, supervisores, auditores e agentes políticos, entre outros.

 

O objectivo do trabalho dos parlamentares passou por "apurar as práticas da anterior gestão do BES, o papel dos auditores externos e as relações entre o BES e o conjunto de entidades integrantes do universo do GES, designadamente os métodos e veículos utilizados pelo BES para financiar essas entidades".