Segundo o El Confidencial, Bárcenas terá imagens de membros da secreta espanhola a assaltarem uma caixa-forte nos arredores de Madrid onde estariam documentos sobre o badalado saco azul do PP, de que o actual primeiro-ministro Mariano Rajoy tem negado qualquer conhecimento.
O tesoureiro encontra-se a braços com a justiça por suspeitas de financiamento partidário ilícito e outros crimes financeiros e fiscais. Ostracizado pela liderança conservadora, Bárcenas tem ameaçado arrastar consigo alguns dos principais nomes do partido, incluindo Rajoy.
De acordo com aquele diário, o Governo estará ao corrente desta nova ameaça e teme o potencial impacto na campanha para as legislativas que se realizam este ano.
O jornal conta que os referidos documentos incriminatórios não estavam afinal no cofre, e que os assaltantes foram atraídos por Bárcenas, que comunicou por telefone a um amigo a existência daquela caixa-forte. Bárcenas sabia que estava sob escuta, pelo que o telefonema terá feito parte de uma armadilha para produzir o vídeo comprometedor. Apesar da ameaça ainda não ter sido concretizada, o assunto domina as atenções dos espanhóis nas redes sociais.
Espanha vai a votos no segundo semestre deste ano, com as sondagens a indicarem um empate técnico inédito entre quatro partidos – o PP, os socialistas do PSOE, o esquerdista Podemos e o centrista Ciudadanos. O envolvimento de altos responsáveis do PP e do PSOE em casos de corrupção tem dominado o debate político e potenciado a ascensão de formações populistas.