Empresas estão a cobrar contas da casa já prescritas

Há comercializadores de serviços públicos essenciais a cobrar facturas já prescritas, acusa a Deco. A associação de defesa do consumidor tem recebido “muitos contactos de consumidores surpreendidos” com contas de água, luz, gás e telecomunicações que cobram “valores elevados referentes a consumos e facturas já com vários meses e até mesmo anos”.

Em comunicado, a Deco explica que o direito ao recebimento do preço do serviço prestado prescreve no prazo de seis meses após a sua prestação. Por isso, acrescenta, “os consumidores podem opor-se ao pagamento destas quantias, invocando expressamente a prescrição e solicitando a anulação dos valores exigidos”.

A prescrição deve ser invocada pelo titular do contrato junto da empresa, por escrito, através de carta registada com aviso de recepção. A associação recomenda ficar com a cópia da carta e os registos de envio. O consumidor deve invocar a prescrição antes de efectuar o pagamento da factura reclamada.

Sem identificar as empresas em causa, a Deco adianta que continuará a acompanhar a situação, “diligenciando no sentido da correcta informação aos consumidores, para que os mesmos exerçam os seus direitos de forma adequada e atempada, invocando a prescrição junto das empresas e, simultaneamente, a sua rápida correcção e anulação dos valores prescritos”.

joao.madeira@sol.pt