Já foi uma referência nos seus domínios, na área do ambiente, mas agora presta-se a ser uma referência em… modo pornográfico. Sim, é verdade! Basta clicar naquele endereço e é-se redireccionado (sem avisos ou advertência de se tratar de um site para adultos) para outra página www.videosdesexo.name
A causa remonta a 2006, data em que o Instituto do Ambiente foi integrado na APA. Apesar da extinção, e como é devido, o link encaminhava os utilizadores para o novo site da Agência Portuguesa do Ambiente.
Passados oito anos da desactivação do anterior portal, ou seja, em 2014, a APA prescinde do serviço, notificando a DNS.pt de que não mais seria necessário o endereço anterior.
Resultado? Um utilizador mais incauto, e que tenha por hábito digitar www.iambiente.pt não vai encontrar nada relativa ao ambiente. Isto porque uma empresa espanhola sediada em Barcelona e de seu nome iSocialWeb, que está ligada ao desenho e marketing na internet, aproveitou para registar o endereço e o resultado é o que se vê. Uma renovação, se é que se assim se pode chamar, de 'ambientes'.