Neste sentido, “a Comissão incentiva Portugal a garantir uma implementação atempada e completa do PNEC atualizado”.
A área glaciar remanescente na Serra do Cilo foi danificada e degradada, dizem cientistas.
São mais suscetíveis a deslizamentos de terras e podem desencadear «perigosos tsunamis».
Maria da Graça Carvalho defendeu a máxima dos “três ´R´: Reduzir, Reutilizar e Reciclar” para uma economia circular
Orçamento do Ministério do Ambiente prevê mais de 2,5 mil milhões de euros, mas medidas anunciadas «podem não ser suficientes».
Proposta pretende “ajustar o estatuto do lobo”, garantido que a espécie não ficará desprotegida.
“Nós estamos a trabalhá-lo. Amanhã [quinta-feira] haverá o Conselho de Ministros com várias decisões que eu não vou antecipar, mas já está em curso e nós queremos até ao fim do ano ter este pacto”, afirmou José Manuel Fernandes, em declarações aos jornalistas.
para cumprir os objetivos do Plano Nacional de Energia e Clima (PNEC) “as emissões do setor dos transportes que continuam a ser mais de 30% do total, devem ser reduzidas em cerca de 5,3% por ano a partir de agora”.
Objetivo é cobrir os custos de rede. Estudo da FUNDEC do Instituto Superior Técnico para a Associação das Empresas Portuguesas para o Sector do Ambiente (AEPSA) revela ainda que o setor recebeu 1,4 mil milhões em subsídios.
O estudo de impacte ambiental, entretanto caducado, já alertava esta zona como sendo de ‘maior risco sísmico’. Riscos que voltaram a estar em cima da mesa, após decisão do Governo. Alerta já está nas mãos de Marcelo e Montenegro.
organizações afirmam que se o resto do mundo consumisse tanto como a UE, a humanidade começava a partir de hoje a consumir a crédito, ou seja, utilizando recursos que só deviam ser usados em 2025.
Numa nota, enviada às redações, o grupo ambientalista informa que os quatro membros foram detidos pelas 11h30, e têm idades entre os 19 e os 49 anos.
Nos anos 70 do séc. XX, deu-se o surgimento do movimento climático, mas este ganhou mais vida nos anos 80. Marcos como o primeiro Dia da Terra catalisaram a consciencialização global sobre a urgência de enfrentar as mudanças climáticas.
Fim da utilização de combustíveis fósseis até 2030 e transição para uma eletricidade 100% renovável e acessível até 2025 são as principais exigências dos ativistas climáticos. Para Francisco Ferreira, da Zero, não são exigências viáveis nestes prazos. Artur Patuleia diz que o ativismo climático tem trazido “preocupações legítimas”.
Primeiro bimestre de 2024 fechou com a menor taxa de abate da floresta amazónica dos últimos seis anos, desde 2018, conforme o Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) do Imazon.
Violações graves da legislação da União Europeia (UE) relativa aos produtos químicos e a poluição causada por navios estão também na lista
Objetivo é desenvolver embalagem mais amplas, sustentáveis e circulares.
A ANA tem agora um prazo, de 10 dias, para contestar, contudo, a confirmação desta decisão final, faz cair por terra a opção do Montijo para a localização do novo aeroporto.
O estudo analisou os dados disponíveis sobre as emissões em 2019 e 2022 das 322 empresas.