A notícia foi hoje avançada pelo Wall Street Jornal que cita uma fonte ligada ao processo. A mudança de estratégia começou a 1 de Maio e já está a ser levada a cabo no Reino Unido, Espanha, Itália e Alemanha.
A empresa vinha a ser pressionada pela UE – e, nomeadamente, pelo Reino Unido – a pagar impostos nos países onde opera, em vez de beneficiar do regime excepcional do Luxemburgo.
Em Janeiro, investigadores de Bruxelas defenderam que o facto de a empresa pagar impostos naquele principado poderia consistir numa vantagem ilegal e injusta em relação à concorrência. Em Inglaterra, o ministro das Finanças fez acusações semelhantes. “Se abusam do nosso regime fiscal abusam da confiança do nosso povo” chegou George Osborne a afirmar em Setembro.
A mudança de atitude deste gigante de vendas pode ainda ter outras consequências, além do aumento das receitas fiscais nos países onde opera. Pode pressionar empresas com comportamentos semelhantes e também sob escrutínio no capítulo fiscal, como a Google, Apple ou a Starbucks, a seguir o seu exemplo.