Fernando Aguiar-Branco foi mandatário da candidatura de Manuel Pizarro, do PS, à Câmara do Porto nas autárquicas de 2013. O advogado portuense foi também mandatário da candidatura de Jorge Sampaio nas presidenciais de 1996 e é conselheiro vitalício da Fundação Mário Soares.
Em 2001, Aguiar-Branco pai apoiou o avanço de Rui Rio para a Câmara do Porto. A sua presença no Rivoli esta noite é vista como um importante sinal de apoio a Sampaio da Nóvoa, numa altura em que Rui Rio ainda não decidiu se é ou não candidato às presidenciais do próximo ano.
Também o PS promete marcar presença na sessão de hoje, o segundo momento mais alto da candidatura do ex-reitor da Universidade de Lisboa, depois do anúncio no Teatro da Trindade, em Lisboa, a 29 de Abril. João Torres, secretário-geral da JS, será um dos socialistas ao lado de Sampaio da Nóvoa no dia em que apresenta o seu compromisso com os portugueses.
Segundo apurou o SOL, estarão ainda presentes dirigentes do Livre, partido fundado por Rui Tavares, que concorre às legislativas deste ano em coligação com a Fórum Manifesto, Renovação Comunista e MIC-Porto, na plataforma Tempo de Avançar, além de generais de Abril.
Nóvoa será o único a intervir numa cerimónia que arranca com a projecção de um vídeo biográfico e termina como o Hino Nacional.
O momento ficará ainda marcado pela oficialização do apoio de Ramalho Eanes à candidatura de Nóvoa. O ex-Presidente da República é o último dos três ex-inquilinos de Belém – depois de Mário Soares e de Jorge Sampaio – a manifestar publicamente o seu apoio ao ex-reitor.
Sampaio da Nóvoa esteve este fim-de-semana em campanha pelo distrito do Porto, em contacto com as populações.