Matt Goulding, jornalista e fundador da revista digital, contou à Bloomberg que foi uma espécie de “solução desesperada à meia-noite” [uma ‘avé-maria à meia noite, em tradução literal do inglês], “mas o Tony respondeu logo”. Goulding disse até à agência de notícias que “os muitos copos de sake” antes do email valeram a pena.
“[A Roads & Kingdoms]é mais uma prova de que há uma enorme audiência para conteúdos sobre viagens inteligentes, comida e cultura”, afirmou esta semana Anthony Bourdain, em comunicado. Não se sabe quanto investiu o novo accionista e editor da revista, mas espera-se um impacto e retorno elevado.
Não se pense no entanto que foi apenas um tiro no escuro, uma conversa entre duas pessoas que nunca se viram na vida. Em 2011, Bourdain cruzou-se com Goulding e com o seu sócio Nathan Thornburgh – na altura editor na revista Time – na Catalunha. Estavam os três lá a cobrir um festival dedicado a caracóis.
Goulding – que já era conhecido por um conjunto de livros com o sugestivo título de ‘Coma isto, não aquilo’ – e Thornburgh preparavam-se para lançar o site Roads & Kingdoms. O projecto iria versar sobre viagens, política, comida e cultura, devendo contar com trabalhos em texto e/ou imagens de centenas de jornalistas.
A ideia pegou e hoje a Roads & Kingdoms conta com 10 trabalhadores a tempo inteiro em Brooklyn, Nova Iorque, e contributos de 500 pessoas um pouco por todo o mundo. No entanto, sem publicidade, o projecto vive essencialmente de artigos específicos ou pequenos sites temáticos para empresas.
Bourdain, além de apoiar com o desenvolvimento de peças, vai ajudar a Roads & Kingdoms numa primeira aventura literária. A ligação do apresentador à editora HarperCollins permite que saia em Outubro o livro Rice, Noodle, Fish: Deep travels through Japan’s food culture (Arroz, noodles, peixe: viagens pela cultura japonesa da comida, em tradução livre).