Jornalista britânico tramado por suborno a um polícia

O jornalista do tablóide britânico ‘The Sun’ Anthony France foi hoje condenado a 18 meses de prisão pelo tribunal penal de Old Bailey por ter subornado um agente da unidade antiterrorista da polícia de Londres.

O jornalista de 41 anos, repórter do diário, pagou 22.000 libras (30.500 euros) ao agente Timothy Edwards, membro do grupo antiterrorista do aeroporto londrino de Heathrow, em troca de 38 peças de informação entre marco de 2008 e Julho de 2011.

Segundo a agência EFE, o agente punha France ao corrente dos crimes e acontecimentos insólitos que aconteciam no aeroporto, e pesquisava as bases de dados da polícia para lhe proporcionar informações pessoais dos protagonistas.

O magistrado Timothy Pontius declarou na sua sentença que France, "um jornalista com carácter imaculado até agora" e uma pessoa "decente e de uma integridade muito sólida", cultivou "uma relação corrupta" durante quatro anos com Edwards.

O tribunal de Old Bailey condenou o jornalista a 18 meses de prisão e 200 horas de trabalho comunitário, sendo o encarceramento adiado dois anos para que se realize primeiro o serviço social.

Este é o primeiro caso de um jornalista do 'The Sun' a ser condenado no âmbito da investigação com o nome de código 'Elveden', que indaga sobre supostos subornos realizados durante vários anos por trabalhadores do grupo 'News Corporation', propriedade do magnata Rupert Murdoch, para conseguir informação exclusiva.

A maioria dos casos que o polícia proporcionou a Anthony France terão sido histórias singulares que chegaram à capa do tablóide, como a de um engenheiro da British Airways que foi apanhado a usar sapatos de salto alto e sutiã no aeroporto ou um piloto que acusou positivo num teste de alcoolemia.

Lusa/SOL