O momento é aguardo com expectativa pelo candidato presidencial e fará do 10 de Junho um dia ainda com maior importância já que, além do título honorífico, representa o regresso à Universidade de Brasília, onde Nóvoa já foi professor convidado.
Sampaio da Nóvoa reaparece com um estatuto diferente na academia onde diz ter sido feliz, e à sua espera estarão centenas de pessoas que subscrevem o modelo pedagógico defendido pelo professor universitário, o mesmo que o levou a encher anfiteatros da capital brasileira no período em que lá esteve entre 2013 e 2014, também numa missão especial da UNESCO.
Segundo apurou o SOL, o dia servirá para rever amigos mas também para celebrar o Dia de Portugal. O candidato presidencial vai juntar-se às celebrações organizadas pela Embaixada de Portugal na capital brasileira.
No último dia 7, Sampaio da Nóvoa desceu até ao Algarve para receber o título de doutor honoris causa pela Universidade do Algarve, numa cerimónia apadrinhada por José Barata-Moura. Na ocasião, o ex-reitor da Universidade de Lisboa criticou as “métricas absurdas de avaliação de professores e investigadores”.