Familiar e não só

Levar as crianças à escola, uma passagem pelo supermercado a enfrentar o complicado trânsito da cidade, arrumar o carro na garagem do escritório e, depois, mais tarde, ir acelerar para uma pista. É verdade. O Leon ST Cupra abre-nos todas estas possibilidades sem qualquer passo de mágica. Como?

Antes de mais, o Leon ST Cupra é uma carrinha familiar que até tem uma enorme bagageira com 587 litros de capacidade e um habitáculo com um espaço generoso. Só que tem um motor turbo de dois litros e uma potência de 280 cv que nos leva dos 0 aos 100 km/h em apenas 6 segundos!

Estamos assim em presença de um carro que parece transfigurar-se. Se o colocar no modo Confort, faço o meu dia-a-dia na maior das calmas. Se optar pelo modo Cupra, ele quase voa.

As linhas exteriores até nem desvendam o que lhe vai na alma, mas o habitáculo já nos dá algumas pistas. O tecto é revestido a preto, o volante é cortado em baixo, os pedais são em alumínio e os bancos desportivos.

Com uma boa aerodinâmica, a suspensão é mais rígida do que na berlina e isto por causa do peso. Com uma muito boa posição de condução e uma boa caixa automática DSG de sete velocidades, o Leon ST Cupra é confortável de conduzir.

Claro que, quando mudamos para o modo Cupra, é como se o condutor se transfigurasse, acompanhando as reacções da máquina. O acelerador fica mais sensível, o motor começa a 'cantar' de outra forma mais musculada e o diferencial activo encarrega-se de colocar no chão os 280 cv.

Uma tentação que vale bem a pena experimentar.

Seat Leon St Cupra

Motor gasolina; 4 cilindros em linha      

Cilindrada (c.c.): 1984     

Potência combinada (cv/rpm): 280/5600                   

Transmissão  dianteira; cx. automática de 7 velocidades             

Compr./Larg./Altura (mm): 4543/1816/1431           

Peso (kg): 1466                 

Velocidade máxima (km/h): 250          

Aceleração (0 a 100 km/h): 6                

Consumo misto (litros/100 km): 6,6                

Emissões CO2 (g/km):154

Preço (euros): 42.610