Antes de mais, o Leon ST Cupra é uma carrinha familiar que até tem uma enorme bagageira com 587 litros de capacidade e um habitáculo com um espaço generoso. Só que tem um motor turbo de dois litros e uma potência de 280 cv que nos leva dos 0 aos 100 km/h em apenas 6 segundos!
Estamos assim em presença de um carro que parece transfigurar-se. Se o colocar no modo Confort, faço o meu dia-a-dia na maior das calmas. Se optar pelo modo Cupra, ele quase voa.
As linhas exteriores até nem desvendam o que lhe vai na alma, mas o habitáculo já nos dá algumas pistas. O tecto é revestido a preto, o volante é cortado em baixo, os pedais são em alumínio e os bancos desportivos.
Com uma boa aerodinâmica, a suspensão é mais rígida do que na berlina e isto por causa do peso. Com uma muito boa posição de condução e uma boa caixa automática DSG de sete velocidades, o Leon ST Cupra é confortável de conduzir.
Claro que, quando mudamos para o modo Cupra, é como se o condutor se transfigurasse, acompanhando as reacções da máquina. O acelerador fica mais sensível, o motor começa a 'cantar' de outra forma mais musculada e o diferencial activo encarrega-se de colocar no chão os 280 cv.
Uma tentação que vale bem a pena experimentar.
Seat Leon St Cupra
Motor gasolina; 4 cilindros em linha
Cilindrada (c.c.): 1984
Potência combinada (cv/rpm): 280/5600
Transmissão dianteira; cx. automática de 7 velocidades
Compr./Larg./Altura (mm): 4543/1816/1431
Peso (kg): 1466
Velocidade máxima (km/h): 250
Aceleração (0 a 100 km/h): 6
Consumo misto (litros/100 km): 6,6
Emissões CO2 (g/km):154
Preço (euros): 42.610