Dos 420 candidatos a candidatos 385 vão mesmo acabar por ver o seu nome inscrito nos boletins de voto (os restantes acabaram por ser excluídos por não reunirem as condições para a candidatura). A votação pode ser feita por correspondência electrónica (na página na internet da candidatura L/TdA), entre os dias 16 e 19, ou presencialmente com voto em urna, nos dias 20 e 21.
A votação em urna pode ser feita em todos os círculos eleitorais do país, excepto nos Açores e nos círculos da Europa e de fora da Europa. Segundo a mesma fonte do L/TdA, existe a possibilidade um existir mais do que uma mesa de voto num único círculo eleitoral. A localização das mesas de voto estarão disponível também na página da internet da candidatura cidadã.
As eleições primárias do Livre/Tempo de Avançar, plataforma eleitoral que junta o Livre, partido fundado por Rui Tavares, o Fórum Manifesto, de Ana Drago e Daniel Oliveira, a Renovação Comunista e o MIC-Porto, estão orçadas em 3 mil euros, uma quantia que os promotores da candidatura consideram suficiente para fazer face às despesas de logística: compra de urnas, aluguer de salas para instalar mesas de voto e impressão de cartazes.
A actriz São José Lapa, o ex-deputado à Assembleia Constituinte e fundador do MDP / CDE José Manuel Tengarrinha, o economista José Reis, e o sociólogo Elísio Estanque estão entre os candidatos a deputados mais conhecidos. Também Ana Drago, ex-dirigente do BE, Ricardo Sá Fernandes, advogado, André Nóvoa, filho de António Sampaio da Nóvoa, candidato a Belém no próximo ano, e Solange F, apresentadora de televisão, estão entre o grupo de candidatos.
O L/TdA assinalou ontem o Dia de Portugal como uma iniciativa inédita em frente à Assembleia da República. 227 candidatos a deputados (tantos quantos não faltaram à chamada) simularam a entrada no Parlamento, depois de feita a foto de família e do registo audiovisual do momento que vai ser usado durante a campanha para as legislativas de final de Setembro ou início de Outubro.