Suzuki Vitara. Japoneses apostam forte

A Suzuki quer conquistar o mercado europeu através de um SUV, segmento que continua a crescer. A ferramenta é o novo Vitara.

O lançamento do novo Vitara é um momento muito importante para a Suzuki que resolve apostar forte num SUV, segmento que tem grande impacto no mercado europeu e cujos números de vendas não param de subir.

O primeiro Vitara apareceu em 1988 e tem sido uma grande âncora para o construtor japonês devido ao êxito que os seus modelos conquistaram mundo fora.

Desta vez, estamos na presença de um carro desenvolvido de raiz, um SUV com novos conceitos e avançada tecnologia já muito diferente do estilo jipe que ‘equipava’ as anteriores gerações. É certo que desta vez também podemos escolher opção de tracção dianteira ou integral nas variantes gasolina e diesel, mas os tempos são outros.

Para já, as linhas mudaram radicalmente e optou-se por um estilo sóbrio com um pequeno senão: é muito parecido com todos os outros SUV. Em luta com outros rivais, este Suzuki Vitara faz as delícias para quem precisa e aprecia a componente espaço. Há lugar para tudo e até a bagageira seduz pela enorme capacidade. Posição de condução elevada e espaço abundante no banco traseiro são, sem dúvida, grandes trunfos, mas o construtor resolveu cortar nas despesas e dotou o habitáculo com plásticos muito rígidos. Terá sido a pensar na diminuição do preço de venda? Sem dúvida (no nosso país o preço arranca nos 22.600 euros para o diesel e 19.600 para o gasolina), mas resta ver a recepção que tal medida terá no gosto do público. E se a sobriedade transparece nas linhas exteriores, o mesmo se diga no que respeita ao interior, onde a maior preocupação (para além do espaço) foi colocar os instrumentos em modo muito acessível ao condutor.

O motor, muito silencioso, (estamos a falar da opção diesel) é um 1.6 turbodiesel com 120 cv e mostrou-se muito competente a rolar até em regimes baixos mas também exibe bom comportamento em estrada. Evidencia, no entanto, algum adorno em curva.

Controlo de descida de pendentes e controlo de subidas são algumas ajudas bem úteis à condução para este novo Suzuki Vitara que chega preparado para discutir o mercado.  

jmoroso@netcabo.pt