Segundo Vasco Cluny, do grupo BEST Aveiro, a nanotecnologia “revela um enorme potencial no avanço da ciência do século XXI”, pois tem “inúmeras aplicações em várias áreas: medicina, química, física, biologia, informática e engenharias”. A potencialidade do tema reflectiu-se na quantidade de candidaturas – de todos os grupos locais do BEST espalhados pela Europa, o sediado na Universidade de Aveiro foi o quinto a receber um maior número de candidatos interessados em participar no curso.
Os 22 participantes escolhidos terão oportunidade de adquirir novos conhecimentos na área de nanotecnologia através de palestras, aulas práticas e visitas guiadas a equipamentos da Universidade utilizados para a investigação nesta área. Para além da componente académica, o intercâmbio cultural e lúdico entre alunos é, para Vasco Cluny, outro tipo de experiência que os alunos levarão de volta para os seus países.
Pela Europa, existem 96 grupos locais do BEST (divididos em 33 países). Esta organização sem fins lucrativos, composta unicamente por estudantes, em Aveiro conta com 63 alunos que trabalham para organizar eventos com os mais diferentes temas, seguindo o ritmo das estações do ano – Spring Season, Summer Season, Autumn Season e Winter Season. Este é o quarto curso organizado pelo núcleo de Aveiro: em 2012, também no Verão, decorreu o curso ‘Future Cities: Dream it, build it, live it!’, em 2013 o tema escolhido foi a educação com o ‘Event on Education: Raise your hand, make a change!’ e no Outono de 2014 o mote explorado foram os antibióticos, com o ‘The (Ir)Resistible World of Antibiotics’.