Alunos portugueses perderam o equivalente a um ano de aprendizagem e desceram a níveis de 2006.
A média de felicidade para os alunos é de 3,8 numa escala de um a cinco, enquanto para os professores é de 3,29. Além disso, os alunos têm uma visão mais otimista sobre o futuro, mostrando uma diferença substancial entre o bem-estar atual e o esperado daqui a cinco anos.
Dores de cabeça e náuseas após cheiro intenso na sala de aula.
Reforma profunda no sistema de ensino? Maior aposta nos manuais digitais, reduzindo os livros em papel? Carlos Oliveira, CEO da Fundação José Neves, quer disrupção. Margarida Mano, vice-reitora da Universidade Católica, defende maior foco nos alunos e professores e não prescinde dos livros em papel.
Temos uma educação baseada em modelos do século XVIII, com professores do século XX e alunos do século XXI.
Exige-se maior flexibilidade, proximidade, autonomia das escolas e valorização do professor. Não há plano B.
Quase 50 mil estudantes foram colocados no ensino superior, dos quais mais de 19 mil foram em politécnicos. Engenharia Aeroespacial destronou Medicina ao liderar o pódio de nota mais alta.
Estava prevista para começar no início da semana, na segunda-feira, mas acabou sendo adiada depois de o Governo exigir que fosse entregue, com 10 dias de antecedência, o pré-aviso, tendo sido considerados ilegais os dois primeiros dias, 27 e 28.
Paralisação tem como principal objetivo reivindicar a recuperação de todo o tempo de serviço que esteve congelado.
Enquanto o dirigente da Fenprof acusa o Governo de ‘voltar atrás’ em algumas matérias, garantindo que assim não haverá acordo nenhum, a PGR considera a greve ‘self-service’.