De acordo com o OSDH, o breve cessar-fogo em Zabadani, o último bastião rebelde na fronteira sírio-libanesa, vai começar às 06:00 locais (04:00 em Lisboa).
Em simultâneo decorrerá um cessar-fogo nas localidades controladas pelo regime de Fuaa e Kafraya, na província de Idlib, no noroeste.
O diretor do observatório, Abdel Rahman, disse que o acordo foi feito "entre combatentes da Ahrar al-Sham (poderosa fação islamita) e rebeldes locais de um lado e o Irão e o grupo xiita libanês Hezbollah do outro".
O Hezbollah e o Irão são apoiantes chave do regime do presidente Bashar al-Assad. Em conjunto com forças do regime, o Hezbollah lançou o mês passado uma violenta ofensiva para afastar grupos rebeldes de Zabadani.
Embora já tenha sido acordado um cessar-fogo, Abdel Rahman disse à agência France Presse que as negociações continuam tendo em vista a retirada de todos os combatentes rebeldes de Zabadani e a suspensão do cerco de Fuaa e Kafraya.
Cessar-fogos locais têm sido aplicados periodicamente em algumas partes da Síria, geralmente para permitir que ajuda alimentar e médica chegue a áreas sitiadas.
Desde que começou em março de 2011, o conflito na Síria causou mais de 240.000 mortos e forçou milhões a abandonarem as suas casas.
Lusa/SOL